Gustavo Coutinho Meyer
1 - O Mago
O número “1” no Tarot, simbolizado pela carta o Mago, representa o início da Jornada humana com objetivo definido. Após ter vagado com total liberdade por todos os caminhos como o Louco, agora começa a compreender que a vida, para ser melhor aproveitada, precisa de um direcionamento em busca do conhecimento organizado.
Na sua natureza vibra a vontade férrea da conquista através do trabalho determinado e incansável rumo aos objetivos mais variados.
Desde a criação da humanidade, a partir dos australopithecus, há 4.5 milhões de anos, traz consigo o instinto de sobrevivência e, portanto, a necessidade de autodefesa dos perigos que podem surgir a qualquer momento.
Essa figura, batizada como o Mago (ninguém sabe por quem), é o representante daquele australopithecus, na sua natureza rude e ainda ignorante de muita coisa. Portanto é insensível, egoísta, trapaceiro e charlatão, porque ele ainda não sabe se comportar de outra forma. Mas, com a capacidade de lidar com as diversas situações com destreza, como se fosse um ilusionista ou mágico.

Por essa razão, o Mago usa de todos os artifícios possíveis a fim de garantir a sua sobrevivência e sucesso em qualquer que seja a empreitada a que se disponha. Aos poucos, ele foi desenvolvendo “técnicas” que foi aperfeiçoando ao longo do tempo, capazes de leva-lo ao fim desejado e o mais seguro possível, mesmo diante de todos os perigos do mundo. E, continua a fazer isso, permanentemente, pois tudo muda o tempo todo e exige adaptação constante e sempre atualizado às condições de cada nova etapa.
No Tarot, o simbolismo da carta mostra um homem jovem, empunhando um cetro, que faz conexão com o elemento fogo e representa o poder pessoal sobre a matéria. Está em pé, diante de uma mesa ou caixa onde aparece a imagem de um pássaro (Tarot Egípcio), que representa o Espírito aprisionado na matéria (o corpo físico) e sobre ela estão alguns objetos.
- Um punhal que faz conexão com o elemento ar e que representa o mental - as lutas.
- Uma taça que faz conexão com o elemento água e que representa as emoções, as paixões.
- Uma moeda que faz conexão com o elemento terra e que representa o dinheiro, as conquistas e aquisições materiais.
Esta carta representa uma pessoa que está no início da sua jornada, portanto, ainda com pouco conhecimento, mas acreditando que sabe tudo, não vê dificuldade ao lidar com as diversas situações. Mas, logicamente, cometendo muitos erros e enganos. Apreciadora dos prazeres momentâneos através das sensações.
Sem escrúpulos; sem nenhuma noção de decência. Uma pessoa que pode ser comparada a um trator; que encara qualquer coisa e luta até o fim; isso significa que se ela tiver que passar por cima de tudo, e de todos, ela vai passar. Uma pessoa que está sempre disposta a vencer, mas nem sempre consegue, por falta do conhecimento necessário.
Ele não tem amor, não tem nenhuma sensibilidade; é aquele ser primitivo; aquele ser que só pensa nele e naquilo que ele quer; é aquela pessoa batalhadora, que vive o seu sonho, vive o seu ideal e faz de tudo para conseguir realizar, mas, geralmente não é duradouro. Uma pessoa com a qual devemos tomar cuidado, por que não é digna de confiança; ela só pensa nela; só tem interesse pessoal e não leva nada a sério. Por que? Porque é uma pessoa ainda ignorante da fraternidade e da empatia. Uma pessoa destituída de qualquer tipo de sentimento. Ao mesmo tempo é ingênua, pois não tem habilidade para perceber as falsidades que a cercam. Isso a revolta profundamente, podendo ser vingativa.