Gustavo Coutinho Meyer
18 - A Lua
A imagem desta carta é bem tenebrosa, não é mesmo?
Verdade. Mas a Lua é uma imagem, geralmente, bonita de se ver. Ilumina e embeleza a noite, além de simbolizar romantismo.
Nesta imagem, em especial, a Lua está um pouco encoberta por algumas nuvens (Tarot Egípcio Ibis). No Tarot de Marselha, a Lua aparece resplandecente em pleno dia, o que não condiz com a realidade.
A carta da Lua, também apresenta, na parte inferior duas pirâmides nas cores branca e preta, respectivamente e, diante delas dois cães, nas cores inversas, como se guardassem a entrada das pirâmides. Entre eles, a representação de um lago com a presença de um escorpião, representando perigo, pois à noite não enxergamos bem.
A mensagem da carta a Lua se refere à mesma condição encontrada numa noite qualquer, isto é, é difícil ter certeza de qualquer coisa, pois não temos como definir as imagens. Um dito popular, confirma essa ideia: "a noite todos os gatos são pardos". É o mesmo que dizer que, a noite não temos como identificar nada corretamente.
