top of page

2 - A Sacerdotisa

            O número 2 na carta da Sacerdotisa, representa o início do aprendizado consciente, que pode se transformar em conhecimento, propriamente dito.

            Apresentando uma mulher sentada num trono entre duas colunas, simbolizando a entrada de um templo – o templo do conhecimento transcendente – portanto, ainda secreto.

            Ela segura um livro e chaves, simbolizando que não deseja transmitir nada que não seja o conhecimento necessário.

            A tradição exotérica – disponível a todos – diz que Deus é macho, homem; e que teria criado o homem (masculino - macho), igual a sua imagem e semelhança – assim está escrito na Bíblia. No entanto, esta estória, não é verdadeira. Ela foi idealizada pelos escritores da Bíblia para dar significado ao conceito de superioridade masculina e da inferioridade feminina – o que pode ser claramente verificado no comportamento das religiões fundamentalistas.

2.jpg

            No entanto, como pode haver o homem sem uma mulher que lhe dê a vida? Pelo que todos nós sabemos, o homem não gesta; homem não engravida; homem não tem útero; não possui os órgãos necessários à produção de uma nova vida.

            Ahhh!!! Mas, sem os espermatozoides não há como criar vida, através da mulher. Verdade. Mas, isto não torna o homem superior, em nada. Igual, sim. Necessário, sim. Superior, nunca.

            O Mago, para dar continuidade a sua evolução, começa a entender que precisa de conhecimentos mais profundos; precisa desenvolver a percepção mais intuitiva. E é isto que a imagem da Sacerdotisa, segurando um livro aberto, meio encoberto por um véu, e com uma chave na mão esquerda, representa. O conhecimento espiritual, a intuição, capaz de tornar os empreendimentos mais certeiros, ao usar a sutileza intuitiva. No entanto, essa conquista não é distribuída gratuitamente.

            A chave representa o segredo; o que está guardado e protegido do acesso mundano e indiscriminado. O conhecimento só é alcançado pelo esforço dedicado ao contato direto com o Eu. Um trabalho que sempre tem um início, mas, nunca terá fim.

            É neste ponto onde o Mago começa a despertar a sua identidade e perceber que não pode continuar sozinho, se deseja alcançar níveis mais elevados de realização. Ele precisa do outro.

            A Sacerdotisa é a carta do aprendizado, que vai facilitar a produção do conhecimento. É quando o Ser começa a entender que através da parceria, da relação com o outro, pode haver a troca e a colaboração. Quando começa a entender que existe o outro e esse outro precisa ser considerado, embora a Sacerdotisa ainda não consiga lidar muito bem com isso, mas é algo que já começa a mexer com sua consciência.

            Conhecimento não é comprado na farmácia, no supermercado ou, até mesmo na leitura de milhares de livros; ele é o resultado da transformação das informações com as quais fazemos contato, em algo assimilado e que se torna útil, pessoalmente, em primeiro lugar e, em seguida de modo comunitário.

            A mensagem da Sacerdotisa, é que o conhecimento não é um livro aberto, mas um trabalho de produção. Não é porque ela tem um livro sobre as pernas, meio encoberto pelo seu véu, que signifique que ela possua o seu conteúdo ou, que ela seja o “poço do conhecimento”; não. O que ela diz é: o conhecimento precisa ser produzido; abrir as portas do conhecimento usando a chave que ela tem na mão significa que o estudante tem que se dedicar, se esforçar para produzir seu próprio conhecimento e não ser um joguete nas mãos do destino.

            Como estamos no início da Jornada, não pode haver, ainda, conhecimento, mas a preparação para produzi-lo.

            A Sacerdotisa pede que se amplie cada vez mais a sensibilidade e a percepção para captar as intuições.

            Agora é o momento de concentrar-se em aprender, de ser humilde sobre o muito que ainda não se sabe e no longo caminho a percorrer.

            Quando esse Ser evolui um pouco, ele começa a perceber que ele, sozinho, não se basta. Percebe que se tiver mais alguém com ele as coisas podem se tornar mais fáceis; já começa a perceber que ele não é o dono do mundo, não é o todo poderoso e que pode ter mais alguém com quem compartilhar a sua vida e com quem construir alguma coisa.

  • YouTube
  • Instagram

Gratidão! Mensagem enviada.

© 2025 por Gustavo Coutinho Meyer. Todos os direitos reservados

bottom of page